Aposentadoria Seu Dinheiro

A Verdade Sobre o Fator Previdenciário e as Novas Mudanças no Cálculo das Aposentadorias

O Fator Previdenciário foi assunto em todos os sites de notícias ontem.

É que foi aprovada uma alteração em uma medida provisória que tratava de outros temas e que, Se acabar virando lei, poderá significar o fim do fator previdenciário para uma parte da população.

O Fator Previdenciário não Acabou

Não é que este seja o tão esperado fim do fator previdenciário, pois a mudança que foi aprovada seria apenas para quem atingir a soma de 85 para mulheres e 95 para homens, ao somar o tempo de contribuição com a idade da pessoa.

Exemplos:

  • Um homem com 55 anos teria que ter 40 anos de tempo de contribuição para se ver livre do fator previdenciário.
  • Uma mulher com 50 anos teria que ter 35 de contribuição

 

E assim por diante

Portanto, para se aposentar aos 35 anos de contribuição, sem fator previdenciário, os homens deverão ter a idade mínima de 60 anos.

De acordo com o Blog dos Aposentados, “o Fator 85/95 poderá elevar em até 29,3% os benefícios para os segurados do INSS”. Mas a alteração não beneficia quem pretende se aposentar mais cedo, pois para quem não se enquadrar nestes critérios o fator previdenciário continua valendo.

Então, se você achava que com as novas regras, você poderia se aposentar mais cedo, pode ir fazendo as contas e você vai ver que não melhorou tanto assim. O que está em vias de ser aprovado é uma flexibilização do fator previdenciário, pois ele não deixaria de existir.

E é sempre bom lembrar que nada é definitivo ainda, pois ainda precisa ser aprovado no senado e ainda pode ser votado pela presidenta, o que é bem possível que aconteça, nesse caso fica tudo como está hoje. E se você não entende direito como é feito o cálculo COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO, leia este artigo, onde explicamos é feito o cálculo das aposentadorias atualmente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.