Investimento em Ações Investimentos Seu Dinheiro

Diferenças entre investir e especular

Qual a diferença entre o investidor e o especulador? Qual das duas formas de negociar é a melhor para ganhar dinheiro? Será que existe certo e errado quando se fala em ganhar dinheiro investindo em ações? Para quem está começando a estudar como ganhar dinheiro investindo em ações, estas questões podem ser complicadas, pois até para quem já sabe ganhar muito dinheiro na bolsa de valores as respostas não são óbvias.

Para Warren Buffett, dizer que alguém que constantemente compra e vende ações é um investidor é o mesmo que dizer que alguém que repetidamente tem namoradas de uma só noite é um romântico.

Grandes investidores como Buffet acreditam que o principal segredo do investimento é a margem de segurança. Antes de começar a investir, ou mesmo que já tenha começado, é importante que você defina o seu próprio perfil.

Muitos querem ganhar dinheiro rápido investindo em ações, por isso correm mais riscos e fazem investimentos de curto prazo, visando obter lucros quase imediatos, enquanto outros buscam mais segurança e fazem investimentos de longo prazo.

Se você está começando agora, é importante que decida o que você pretende fazer no mercado financeiro? Investir ou especular? Na verdade, a linha que separa investir de especular é por vezes muito ténue. O verdadeiro investidor não depende da sorte de encontrar alguém que deseje ainda mais o ativo, ao passo que o especulador compra um ativo na esperança que alguém venha mais tarde pagar mais por ele. Mas no fundo, ambos tem o mesmo objetivo: ganhar dinheiro no mercado de ações.

O que é mais interessante é que o Mercado precisa dos dois tipos de investidores, pois sem os assim chamados especuladores, não haveria liquidez no mercado e a liquidez é fundamental quando se trata de investimento em ações.

Portanto, não existe certo, ou errado, nem investidor bonzinho e especulador malvado, o que existem são estilos de negociar e perfis de investidor.

Caso você esteja querendo saber aprender mais sobre investimentos, leia este outro artigo aqui do blog, tenho certeza que você vai gostar.

 

Recomendo também este vídeo, onde o maior investidor do Banco do Brasil, dá uma verdadeira aula sobre investir na Bolsa de Valores, não deve ser à toa que ele está no mercado há mais de 40 anos

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.