Como usar melhor seu cartão de crédito Seu Dinheiro

COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS DE FIDELIDADE DOS CARTÕES DE CRÉDITO

 

 

A REALIDADE DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE DE CARTÕES DE CRÉDITO

Usar o seu cartão de crédito para pagar as coisas no dia a dia virou um benefício graças à invenção de programas de fidelidade de gigantes como Visa, Mastercard, Amex etc.

Diversas são as vantagens que você pode ter usando seu cartão mais ativamente, porque assim que você chega a uma certa quantidade de pontos — que é adquirida conforme seus gastos — você consegue trocar por uma diversidade de prêmios como:

 

Então usar o cartão de crédito como meio de pagamento principal virou o modo padrão de fazer pagamentos pelas pessoas, tudo em prol de conseguir os pontos que podem ser trocados por regalias futuramente.

 

Mas como funcionam na prática os programas de fidelidade dos cartões de crédito?

Fica comigo nas próximas linhas que você vai entender, e saber explorar o melhor desse tipo de programa benéfico.

 

COMO FUNCIONA PARA GANHAR A PONTUAÇÃO

A pontuação é conquistada através do uso do cartão de crédito, ou seja, quando você paga contas como de água e luz ou simplesmente faz compras no shopping, você ganha X pontos por aquela compra e isso é variável de acordo com a operadora do seu cartão de crédito.

 

Existe uma diferença na hora de ganhar pontos nos cartões de crédito.

Pessoas que possuem renda MENOR, que possuem cartões SIMPLES seguem a regra:

 

PESSOAS DE RENDA HUMILDE => 1 DÓLAR GASTO = 1 PONTO

 

Para pessoas que possuem renda MAIOR, que possuem cartões de outro nível, a regra é:

 

PESSOAS DE RENDA MAIOR => 1 DÓLAR GASTO = 2 PONTOS

 

Não existe a necessidade de gastar em dólar quando você for fazer uma compra a fim de ganhar pontos no seu cartão de crédito, isso realmente não importa porque as operadoras de cartão de crédito tratam de converter o valor em reais da sua compra para dólares. Essa conversão é realizada com base na cotação do dólar na data de FECHAMENTO DA FATURA.

 

Obviamente que esses pontos podem ser acumulados por um bom tempo – possuem cerca de 2 a 3 anos de validade – mas se o dono do cartão não fizer uso dos pontos ele pode perdê-los totalmente. Em ALGUNS cartões (como os de pessoas de maior renda) isso não acontece, mas a regra geral é perder os pontos de tudo que você gastou se você não utilizá-los.

 

OS DIREITOS SE VOCÊ CANCELAR O CARTÃO DE CRÉDITO

Infelizmente isso não é algo padrão e definido no mercado, é necessário que você leia atentamente os termos e condições na hora de assinar o contrato do seu cartão de crédito. Saiba tudo de cabeça para que você consiga ter condições legais de sacar os pontos ANTES de cancelar o cartão de crédito. É crucial saber as regras e jogar nelas.

 

 

 

É POSSÍVEL TRANSFERIR OU COMPARTILHAR OS PONTOS?

A grande maioria do mercado não permite que isso seja feito, mas existem algumas empresas que preferem ganhar mais clientes e resolveram criar maneiras de transferir os pontos do cartão de crédito cobrando apenas uma taxa/tarifa por isso. Fora isso é permitido também que o usuário compartilhe com um número X de pessoas seus pontos, mas isso novamente é bom lembrar que NÃO é regra. Pesquise e fale com a sua operadora sobre isso com mais cuidado e atenção.

 

Dentre os programas de fidelidade que permitem transferência de pontos estão:

 

  • Banco do Brasil
  • Banco Itaú

 

Geralmente basta acessar o site deles para você realizar a transferência, a única coisa que é necessário fazer é acessar a área privada através de login e senha e encontrar a sessão do site que permite que você faça isso.

 

Existe uma coisa que você precisa ter ATENÇÃO, que é:

 

PARA TRANSFERIR MILHAS AÉREAS DO SEU CARTÃO PARA UM PROGRAMA DE FIDELIDADE AÉREA, VOCÊ PRECISA PRIMEIRO ESTAR CADASTRADO NO PROGRAMA DE FIDELIDADE AÉREA

 

Muitos acabam se enrolando e esquecendo desse detalhe importante, então é sempre bom deixar em evidência. Além disso lembre-se que somente é possível fazer essa transferência de milhas quando o titular é o mesmo tanto no cartão quanto no programa.

 

AGORA VOCÊ JÁ COMO FUNCIONA OS PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Com conhecimento vem a responsabilidade. (ou seria o poder?)

Trate seus pontos e milhas como uma moeda de troca que você pode negociar no mercado de maneira inteligente, sempre acompanhando as regras e a alteração das mesmas, para que não ter nenhuma surpresa e sair no prejuízo. Aproveite amigo.

Abraços!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.